VÁRZEA NOVA, A PRINCESINHA DO SERTÃO, SE PREPARA PARA FESTEJAR 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

No próximo dia 25,  a cidade Várzea Nova, a nossa Princesinha do Sertão, comemora 30 anos de emancipação política. Trata-se de uma data histórica para esse próspero município, localizado na região Centro-Norte,distante da Capital 390 km, limita-se com Ourolândia, Jacobina, Miguel Calmon e Morro do Chapéu.

Com uma população aproximada em 15 mil habitantes, teve o seu território desmembrado do município de Jacobina no dia  25 de fevereiro de 1985, por força da Lei Estadual nº 4406, sendo então elevada à condição de Cidade. 

A história de Várzea Nova começa em meados de 1913, quando o Sr. Zacarias Domingos de Jesus vindo da Fazenda Cercadinho fixou residência neste local em busca de uma lagoa avistada por um grupo de vaqueiros que trabalhavam para ele. Com o passar do tempo, o pequeno lugarejo começa a receber outras famílias, transformando-se em um pequeno centro comercial para os povoados da circunvizinhança.

No entanto, a construção da BA-144 na década de 1940, é que torna viavél  o crescimento do povoado, favorecendo o fluxo de veículos que escoavam a produção de grãos da região de Irecê. Outro fator importante foi a chegada do AGAVE, explorando o sisal, com novas áreas plantadas, novas usinas e diversos investimentos ligados a esta nova cultura. A região passa então a receber muitos moradores em busca de trabalho, crescendo assim,  junto à população, o sentimento de emancipação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *