A pedido dos vereadores Daiane e Adilton, PM anuncia reforço policial e criação da Ronda Maria da Penha em Várzea Nova

Nesta quinta-feira (07.11), O Major Flailton Oliveira, comandante da 24ª CIPM de Jacobina, esteve na cidade de Várzea Nova, onde se reuniu com os vereadores Daiane da Social e Adilton Maia, para anunciar uma série de medidas visando melhorar a segurança pública no município.  Essas ações já são fruto da viagem que os dois vereadores fizeram a Salvador, na última segunda-feira, quando tiveram uma audiência com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, acompanhados pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD). (Veja matéria aqui).

No encontro desta quinta-feira, o Major Flailton Oliveira anunciou a implantação da Ronda Maria da Penha no município de Várzea Nova.  A Ronda Maria da Penha (RPM) atua na assistência às mulheres com medidas protetivas decretadas pela Justiça e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

Reconhecida nacionalmente, a Ronda Maria da Penha é fruto de assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. A SPM-BA preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha.

A RMP prevê cooperação mútua entre os órgãos envolvidos para promover a capacitação de policiais militares que executarão a ronda, além da qualificação dos serviços de atendimento com apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica. A Ronda, ainda, trabalha na prevenção e repressão de atos de violações de dignidade das mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e familiar, na garantia do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, na dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial e, por fim, no encaminhamento das mulheres à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica no âmbito municipal ou estadual.

Durante sua visita à Várzea Nova, o Major Flaiton Oliveira também anunciou a criação no município do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) , que tem as suas ações baseadas no tripé formado pela polícia, a escola e a família. No trabalho de combate às drogas e a violência são desenvolvidas habilidades para que os estudantes consigam resistir às influências negativas que possam estar inseridas no seu cotidiano.

Como forma de reforçar a segurança em Várzea Nova, o Major Flaiton Oliveira anunciou ainda que já a partir deste final de semana o município irá receber uma equipe do Sertão Avançado, que é uma ronda rural com policiais a postos numa viatura que virá de Jacobina inclusivamente para esse trabalho.

Após a reunião,  o Major Flaiton Oliveira, juntamente com o comando da PM local e outros oficiais, participou de um café da manhã com os vereadores Daiane da Social e Adilton Maia, que aproveitaram a oportunidade para, em nome do povo varzeanovense, agradecer a atenção e apoio recebidos do  comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, e do deputado estadual Alex da Piatã (PSD).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *